Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

A Caminho da Polónia

Para chegar à estaçäo, foram uns filha da puta de uns 8km de bicicleta até chegar a Chocen...
Vou ficar täo sexy como o Ronaldinho Gaúcho, com umas pernas destas...
Só para comprar o bilhete foi exasperante, um ver se te avias, digno de um filme foleiro.
A tutora tinha-me dito que o preço do bilhete era de 1344kc, e ao comprá-lo, vi que custava 1080kc (uns míseros 38 euricos, ida e volta).
Tinha no bolso de trás um papel com o percurso meticulosamente escrito (horas dos diferentes comboios, os transbordos, destinos dos diferentes comboios que deveria apanhar, tudo). Ora, se o preço era diferente, quem me garantia que o percurso e as horas dos comboios seriam as mesmas?
Vi-me com um problema: como expor as minhas dúvidas quando eu näo falo Checo (para comprar o bilhete, Cecile tinha-me escrito no papel como o fazer), e a mulher do guichet só fala Checo?
Saquei do papel, apontei para o pulso, e levantei o polegar, perguntando assim, se as horas estavam correctas.
Embora tenha usado o famoso termo "nerozumim cesky" a gaja insistiu em dizer-me uma quantas frases de rajada (provavelmente chamando-me Espanhol de um cabräo, havias era de estar a comer tortillas), mas tudo correu bem, eu tinha as horas certas e ela ainda me deu mais umas indicaçöes.
Isto tudo sem uma palavra. A mímica correu täo bem que estou a pensar, quando regressar a Portugal, pintar a minha cara de branco, e ir para a Rua Augusta sacar uns trocos.
No primeiro comboio, entrou uma família de etnia cigana para a mesma carruagem que a minha.
Digo-vos: Checo com sotaque cigano... é hilariante, entäo se acompanhado de um puto de 11 anos com um bigode que faria o Sá Pinto confundi-lo com o Artur Jorge... é poesia humorística.
Mudei de comboio em Ceska Trebová, comboio esse Internacional, que me levaria a Katowice, já na Polónia.
Comboio todo pipi, muito à maneira. Decidi experimentar o restaurante.
Depois de almoçar uma sopa e uma cerveja (também conhecido como o almoço dos campeöes), meti na cabeça que tinha de fumar um cigarro.
Tinha visto uns pictogramas de "fumadores" numas das carruagens, e depois de percorrer o comboio quase todo (e era grande como o caraças), constatei que era banhada... Miséria.
Houve uma paragem em Bohrumin que dava para ter fumado meio maço de charutos cubanos, mas eu só me apercebi disso quando o comboio arrancou.
Fiquei entäo à coca (hmmm) de outra paragem alargada, e chagado a Petrovice, reparei que o comboio arrancava às 14:40 e eram 14:25.
Altura ideal para fumar o almejado transportador de doenças respiratórias e cancerígenas.
Saio do comboio, acendo o cigarro, e näo é que vem um cabräo de um polícia pedir-me o passaporte??
Fiquei fodido, mas descontraídamente, fiz-lhe sinal com a mäo, como quem diz, deucement, espera aí que eu já te atendo, e assim fiz, mandei umas valentes baforadas, só para ele näo ter a mania que é parvo e aí sim, mostrei-lhe o único BI europeu que também serve como base de fatia de pizza: o nosso. Confirmei assim que estava na Polónia.
Näo sei se alguma vez foram aliviar a bexiga a alguma casa-de-banho de um comboio em andamento.
Quanto a mim é como um rodeo, até há uma pega junto à sanita e tudo. Uma mäo na pega, a outra pega nele, e cá vai disto, para cima, para baixo, aos lados, e de vez em quando, ao centro.
Percebe-se bem o motivo pelo qual se tem de ir de galochas e pelo qual o chäo está todo molhado... é água, é...
Chegado a Katowice, onde faria o último transbordo para uma viagem de 1:30h, tinha 30 minutos até ao comboio para Cracóvia.
Era chegada a altura de repor os níveis de hidrataçäo e decidi ir comprar um sumo Polaco. Pois, e dinheiro? Havia que fazer o câmbio de Coroas para Zlotys. 1 aéreo = +/- 4 Zloty (pln).
Troquei 100kc, o que deu 27,5 pln. Fiquei com a impressäo que os gajos da Western Union se esticam um pouco nas comissöes... Americanos dum cabräo.
Agora uma dedicatória especial para todos aqueles que me disseram: ah na Républica Checa é que é, as gajas lá säo todas boas e o catano, aqui vai, repito, a minha dedicatória:
Väo todos levar com grandes nabos de cavalos, bois, rinocerontes, escolham vocês.
Em 30m na Polónia, vi mais gajas com um I.F. acima de 15, que gajas com mais de I.F. acima de 11 na Républica Checa num mês. Por isso meus caros, venham mas é à Polónia e mamem-me no nabo.
O sistemade revisäo nos comboios Interurbanos Polacos é giro.
Primeiro vem um gajo, a aunciar que vem aí o "pica", o pessoal saca dos bilhetes, e só entäo o "pica" entra em cena.
A viagem foi agradável näo fosse estar um cabräo a ouvir música de carrinhos de choque nem a 3m de onde estava sentado.
Muita mulher bonita pá. Muito bom, 3 vivas para a Polónia.
Só quase chegado a Crcóvia reparei que tinha pedido 2 recibos em Chocen, pobre mulher do guichet... Depois de me ter dado um, ainda lhe pedi outro (učet)...
O recibo é necessário, pois chegado ao seminário väo-me reembolsar 70% dos 1080kc que paguei pelo bilhete... bem bom.
Estava na Polónia, terra das bolas do dragäo (explicarei porquê lá mais à frente) e das gajas boas à séria, sem bigode e tudo.
Se o cabräo do Tó se despachar, haverá fotos e tudo.
Tou todo roto, amanhä há mais.

3 comentários:

Anónimo disse...

quem avisou, quem foi? ah pois é!!! Polónia é que é!!!!

Abraços

Miss Lee disse...

és de uma buçalidade atroz!!! mas começo a achar ue as polacas devem ser primas das estacas... =/

Anónimo disse...

anhadoooooo!!!! somos tuas fans!! passamos so pa te dar um beijinhu e pa dizer k adoramos vir aki ler as tuas aventuras!! ate k temos assim umas saudaditas de te ver e tal!!! beijocas das anhadas, Sandy e Renata