Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de dezembro de 2006

Dissertação sobre o post seguinte, Tomo 1

Recomecei a escrever este assim que acabei o outro. Porquê? Porque quem quer que me esteja a ler(muy grato), assim que acabar o 1° post, das duas, uma: ou deixa este para depois, ou lê-o com alguma vontade, pois foi ele que decidiu mudar de post.
Então, cheguei a Praga na segunda-feira eram 13h. Depois de uma aterragem parecida ao simulador da Playstation para membros do CERCIS, lá fui eu buscar a minha bagagem, que consistia numa mala daquelas muita grandes e numa garrafa de vinho do Porto (sim a garrafa vinha de parte, mais informações falar com as Grandes Vacas do Aeroporto de Lisboa (GVAL)).
No aeroporto estava Kateřina, a mentora do meu projecto, que me recebeu efusivamente (nunca percebi essa merda dos beijos na boca, deve ser o chamado choque cultural...). Já nos conhecíamos, tinha sido ela a tratar da minha candidatura ao projecto, e é ela a minha tutora, que é, em língua eslava, "amiga colorida".
Deixei a mala no escritório da Quinta, e fomos passear por Praga. Desde já vos digo, caros leitores (sempre quis escrever isto), que Praga é das cidades mais esplendorosas que alguma vez verão.
Enveredámos por uma rua de aspecto normalíssimo, onde afinal estava o Ministério da Defesa. De seguida visitámos uma catedral gigante (calma, não era essa igreja na segunda circular plantada) que dá pelo nome de Sv Vit, uma espécie de São Vitor cá do bairro, onde fiz o meu 1° Birls Checo. E oh, que alegria por ter feito aquele Birls, como se estivesse no Palácio Nacional de Sintra, rodeado por aqueles que me acompanham.
De resto, e näo menosprezem isto, são grandes igrejas, grandes Casas Municipais, grandes loiras, edifícios lindíssimos... deixei para o fim, mas foi o lugar que mais me apaixonou: a ponte de Carlos. Assim mesmo, a Ponte de Carlos. Há gajos cá com uma mania... A Ponte é um local privilegiado, pois além de, por si só, ter um total de 75 figuras esculpidas, que é como ter uma caderneta de cromos barrocos, e estar cheia de movimento, música e diferentes cheiros, é também local de apreciação de 3 monumentos gigantes em simultâneo, o que, ao cair da noite... foi das coisas mais bonitas que contemplei, muito honestamente. Não esquecer que é natal, ou seja aqui também há luzinhas por todo o lado, e há árvores de Natal estrategicamente colocadas para conferir a Praga um aspecto de um conto de fadas... E foi um trabalho muito bem feito.
Está um frio do caralho malta... Acreditem, tá tanto frio que me custa a pensar. "Ah, e coiso, isso é da droga e da cerveja". Também.
Tenho que desabafar acerca disto: então não é que estes gajos (que até são uns fixes), puseram o computador na única sala que não é abrangida pelo aquecimento?
Chicha... São ou não são uns sacainas??

Sem comentários: