Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

A"Escola"

Até que enfim que vos dou o prazer de vos mostrar onde estou...

Segunda de manhä, depois das cabras e do pequeno almoço (rigidamente por esta ordem, entrar num estábulo com aquele cheirinho depois do pequeno-almoço näo está ao alcance de muita gente), fomos à escola, fazer bolachas com os Chequinhos (9 anitos).

Foi a coisa que mais prazer me deu fazer desde que cá estou, pois embora näo fale Checo, as minhas parceiras falam o suficiente para se fazerem entender. No princípio, entrei meio receoso, sorria, os putos cochichavam entre eles (täo giros), mas lentamente foram-se habituando à presença do tipo de pele escura que estava defronte deles, e foi um ápice que comecei falar com eles. tudo começou quando ouvi a palavra "farinha" em Checo: mouka, o que me recordou uma palavra Portuguesa que significa:alterado através de estupefacientes meio ilícitos (sim, meio, a lei é parecida à lei do fora de jogo no futebol, está lá tudo mas... näo se sabe ao certo o quê). Comecei a pronunciá-la em tom jocoso e eles, além de se aperceberem que algo de errado se passava, em breve se reúniriam todos à minha volta para eu lhes fazer aquela brincadeira de, apenas com as mäos, fingir que lhes partia um ovo na cabeça. Surpreendentemente, muitos deles falavam umas frases de Inglês, o muito básico mas deu para interagir com eles, que foi numa das razöes que me trouxe a esta aldeia pacata e fria como o raio que a parta. Foi portanto uma manhä muito divertida, ri-me bastante com os putos e fiquei felicíssimo pela reacçäo positiva que eles tiveram.

A título de esclarecimento: aqui sou täo escuro (tenho uma tez normalíssima, mas eles aqui säo como que polares, tipo os ursos), que fui convidado para fazer de Rei Mago Baltazar (o preto, se alguém tiver dúvidas) na peça de teatro que aqui vamos ter para a comunidade. A mim só me dá para rir... espero que ainda tenha Birls... Aqui vai uma foto do "museu", onde vai decorrer a peça.
Aproveito também para vos dizer que a escola näo é de facto uma escola, já foi, e agora o espaço é aproveitado para, além de escritório da Quinta, actividades com os miudos, seminários, armazém (de muitas coisas, incluindo congelados, numa arca que lá há) e é onde está a máquina de lavar. Pois é, para lavar a roupa é favor seguir até ao fundo da rua e depois lembrares-te que a lá deixaste pois ela adquire um cheiro que nós, os Tugas täo carinhosamente apelidam de: Mofo. Por isso há aquele slogan: se fores lavar a roupa, nada de abusar nos Birls.

O que deve ficar disto tudo é que a escola é assim chamada por ter sido uma.

O resto da tarde jogámos a um jogo muito giro que se chama: Apanha Telhas Vindas De Uma Altura De 3m e Fode As Costas Todas. Gostava de partilhar que foram pelo menos (arredondado por baixo...) 900. Sééério. Ainda me doem as costas, estou a fazer terapia de Birls mas ainda näo passou...

Antes disso (ai esta cabeça) fiz uma coisa que näo me via a fazer nem por nada: passei uma cabra pela trela, num passeio de uma hora, ida e volta. Foi... diferente. Fomos, eu e a Kristin, à quinta dum senhor chamado Tunda, porque era onde a cabra estava (parece que estou a falar da tutora...). Fomos buscá-la e lá fui eu e a cabra, qual cäo, pela trela. Foi, como já referi, diferente. pelo caminho vi um veado. É pena näo poder usar pontos de exclamaçäo (näo sei porquê) porque agora vinha a calhar... Mesmo à minha frente, a atravessar a estrada. Fiquei maravilhado. Acho que até soltei um gás...

À noite, näo muda muito... Cerveja e Birls (pras costas, pois entäo).


2 comentários:

Lampimampi disse...

imagino.te dentro de um filme do Kosturica a passear a cabrinha pela trela!

Aposto que ela (a cabra, nao a tutora) amanha vai ter um gostinho especial quando a fores ordenhar! :P

Seu malandreco...

Miss Lee disse...

Pass(E)ar cab~ras pela trela deve ser brutal!! e se assobiares, ela olha?? **