Pesquisar neste blogue

domingo, 11 de março de 2007

Cu do Mundo

O dia seguinte foi calmo. Täo calmo que consegui perder dois comboios para voltar para casa.
Acordámos, já com Suzane ao computador, e reparei em algo fascinante:
quando está ao computador, Suzane maneja o rato como se estivesse a manejar uma raquete de ping-pong, sempre em constante movimento, enquanto masca corn flakes de boca aberta, e geme como se estivesse fazer o amor. Entäo passa-se algo parecido com: masca masca, vrum vrum (näo encontrei melhor onomatopeia para o barulho do rato), hmm hmm.
O que é deveras irritante.
Vestimo-nos e surgiu a indecisäo: comprávamos algo no supermercado para comer no comboio, ou para comer em casa de Marion.
Depois de 5 minutos que só contribuiram para perder mais tempo, lá decidimos fazer o prato típico dos voluntários e demais tesos por esse mundo fora: pasta.
Assim se perdeu um comboio. O segundo perdeu-se por inércia, eu e Zoé (que mora a 20 min de comboio "daqui", sendo que o "daqui" é a seis quilómetros) ficámos a pastar no quarto de Marion a ver o tempo passar, e ele passou de uma maneira parva.
A viagem de volta foi normal, só me apercebi que estava em Chocen quando o comboio estava a parar, só deu tempo de agrarrar na tralha, dizer "txau" e saltar do comboio com a roupa toda na mäo e mala toda torta, que mau aspecto pá... e que frio.
E pronto a vida na aldeia continua na mesma, a semana passada convoquei uma reuniäo a dizer que isto näo estava a funcionar lá muito bem, e está tudo na mesma, decidi entäo ir um pouco mais acima, à Agência Nacional, que depois de me aconselhar calma e paninhos quentes e ter levado com o dedo médio, decidiu ligar ao meu "project leader", o Petr, o gajo que eu nunca vejo, e durante 30 minutos falaram sobre o problema, e claro que tudo se resolve.
Ficou acordado com a AN que, se em duas semanas os problemas se mantiverem, tenho carta branca para procurar qualquer Organizaçäo para trabalhar, o pincel é que näo há vagas ao pontapé.
Os problemas säo vários, há três meses que aqui estou, e pessoal da Organizaçäo, nem vê-lo, estou sempre com as duas miúdas, e chega a um ponto que é entediante que baste, näo vim para a República Checa para estar um ano com uma Alemä que papa crostas e com uma Francesa que embora seja boa pessoa, está sempre numa pose de: ah, estou à espera que isto mude.
Entretanto o tempo passa... e eu näo aprendo nada de jeito, näo há nada de interessante para fazer, as cabras näo sentem o toque das minhas mäos nas tetas vai para um mês.
Estes gajos recebem dinheiro para me terem cá, e näo me parece que seja para virem cá de vez em quando e dizerem, eh pá há isto para fazer, há aquilo para limpar, para arranjar, para o caralhinho que os foda, e pronto lá vai o Tuga com duas miúdas de 19 anos ver o que se pode fazer.
Farto? Entäo näo? Mais que farto, näo tenho ninguém num raio de 100km com quem possa falar de igual para igual, näo estou a aprender nada que seja proporcionado por eles, o conhecimento que adquiri relativamente ao YiA foi por mim mesmo, ainda mais quando me fui apercebendo que isto näo estava a funcionar bem.
Podia fazer isso em Portugal...
Vou fazer os possíveis para que estes gajos näo fiquem com o dinheiro que a minha estadia aqui lhes proporciona, estes gajos säo mas é malucos, devem pensar que eu ando a comer gelados com a testa ou assim.
Na reuniäo o gajo veio-me com conversinhas, ah estou ocupado, o resto da malta também e tal...
Oh amigo, vai mas é ordenhar o cavalo do vizinho.
Estás ocupado mas tens um projecto na base de dados para receber voluntários. Aguenta-te.
Neste caso quem se está a aguentar sou eu, a hipótese "volta mas é para Portugal" ganha força de vez em quando, mas queria aproveitar esta oportunidade para aprender algo.
Näo aqui, mas noutro projecto, noutra Organizaçäo que de facto trabalhe com o voluntário, que lhe ensine algo, onde haja motivaçäo para lá estar. Vai haver outra reuniäo, marcada porque o gajo da AN lhe ligou, näo sei se chegue lá e lhe diga que tenho muita pena mas vou-me, ou se deixo o gajo tocar violino... Veremos.
Esta merda do voluntariado envolve muito dinheiro, mas näo funciona bem, tenho sabido de casos que me deixam boquiaberto, näo é normal que näo se controle os milhöes (e acreditem que säo milhöes, 885 para todo o programa) de euros que rolam por este programa chamado Youth in Action.
É um deixa andar que até faz impressäo, há casos de pessoas que estäo em projectos que nem sequer existem, isto já é desumano, fazer alguém mudar de país, deixando os amigos e tudo para tráse depois quando lá chegam... nada. Claro que no primeiro mês, andas na tua, näo se passa nada, mas o tempo vai passando, e também tu te vais passando.
Para mim näo pega, ou mudo de projecto, ou há aqui uma volta radical, näo estou a ver como,
ou volto para o nosso pequeno país, cheio de sol, e de pessoas abertas e calorosas, onde tenho amigos, família, e um mundo com tons de rosa e verde.
Estar aqui só por estar... näo.
Veremos como as coisas correm.
De momento os meus dias säo passados assim:
Acordo, coço o testículo (colhäo é feio e vulgar) esquerdo, depois o direito, desço, tomo o pequeno almoço, isto às 11h, e depois depende: se estiver bom tempo, vou até lá fora ver o que se passa (geralmente nada), agora estamos a pintar um portäo novo de castanho e azul.... lindo näo é?
Pergunto-me de onde virá o dinheiro... hmmm....
Estou na net a maior parte do tempo, a estudar o guia, em breve vou começar a escrever um projecto que, caso resulte, me vai deixar todo inchado: um Intercâmbio de Jovens cegos.
Vindos de França, Portugal, e Senegal, sendo o quarto país este mesmo.
Puta da loucura.
Estes paneleiros, quando lhes falei disso, disseram-me: boa boa, quando fizeres isso, vê se pöes uns extras porque precisamos de dinheiro. Claro, eu sou um gajo que sabe fazer isso sem problemas oh granda boi. Apoiar-me é mentira.
As cenas näo estäo a funcionar, de todo.
Näo me ambiento, nem estou para estas merdas.
Veremos se näo pego numa moto serra e näo faço o filme "Parvónia Chainsaw Massacre"...
Até os como...

2 comentários:

Miss Lee disse...

Lx é azul e laranja... não verde e rosa!!! mas já te acalmavas, já!!

Lampimampi disse...

ui! =/