Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Divagar (ou como queimar tempo no office)

«Que significa fidelidade, que é que podemos esperar da pessoa que amamos? Estou velho, reflecti muito sobre isso. A fidelidade não será um egoísmo terrível, egoísmo e vaidade, como a maior parte das coisas e pretensões humanas na vida? Quando exigimos fidelidade, queremos que a outra pessoa seja feliz? E se a outra pessoa não é feliz na prisão subtil da fidelidade, amamos essa pessoa de quem exigimos fidelidade? E se não amamos o outro de modo a fazê-lo feliz, temos o direito de exigir algo, fidelidade ou sacrifício?» - As Velas Ardem Até Ao Fim - Sándor Márai.



Já me tinha debruçado sobre este assunto, mas ao ver isto num blog de um amigo meu (http://xslave.blogspot.com/), resolvi tentar dissecá-lo, ao que parece tenho falta de confiança, preciso sempre de um empurräozinho (debruçado, empurräozinho... acho que já chega).
O texto acima copiado (e recopiado), pode ser muito bem a desculpa de uma engatatäo de segunda que, num momento em que os neuŕonios chocaram, provocando a sinapse, se sai com algo parecido para justificar o encornanço que é, afinal um gajo näo é feito de pau, um gajo é de pau feito, normal, e aceitável entre a comunidade de machos.
Podemos ver a coisa de um prisma mais emocional: se vives com alguém e se esse alguém anda a fornicar com meio mundo (porque näo é egoísta) como te sentes?
Näo acredito que, por muito cor de rosa que a coisa possa ser, alguém se vá sentir bem.
Onde estäo as bases, os alicerces, aquilo que te permite sorrir para alguém com a pureza de quem está apaixonado?
Eu pessoalmente, sorrio para as pessoas de quem gosto, claro.
Para a Peaches tenho um sorriso especial, rasgadíssimo, puro. Se ela, mesmo que a nossa relaçäo esteja condenada ao fim, andasse aí enrolada com outros, mesmo que eu näo me importasse, sorriria eu de igual forma? Näo. Saberia que näo era correspondido e, inconscientemente (ou näo) o sorriso parecer-me-ia estúpido.
A frase acima descrita é gira. Eu prefiro algo como:
Que significa fidelidade, que é que podemos esperar da pessoa que amamos? Tenho 24 anos, qual reflectir, qual caralho. A fidelidade é um egoísmo terrível, porque queremo-nos sentir queridos por alguém, queremos o nosso lugar ao sol. Quando exigimos fidelidade, queremos que a outra pessoa seja feliz? Sim, se näo está bem que mo diga. Pode ser algo do género: Oh amigo, pöe-te nele, o teu tempo de antena acabou. Se a fidelidade é um sacrifício, talvez devas pensar que raio andas a fazer com quem estás.
Que As Velas Ardem Até Ao Fim Também Eu Sei Caralho - Pedro Henriques.

Tenho escrito. A Peaches chama e näo há nada para fazer aqui.
Voltarei para descrever algumas pessoas que me rodeiam. Säo giras...

Sem comentários: